DOMINICANOS.PT
Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores

Santos Dominicanos

Santos da Ordem dos Pregadores


Exemplos significativos por Ordem Cronológica


- São Domingos de Gusmão (1170-1221): Domingos nasceu por volta do ano 1170, em Caleruega (Espanha), e faleceu no dia 6 de Agosto de 1221, em Bolonha (Itália). É o fundador da Ordem dos Pregadores, cujos membros, em atenção ao seu nome, também são conhecidos por frades ‘dominicanos’. Acrescentando a característica apostólica à vida canonical sob a Regra de Santo Agostinho, Domingos tomou para si e para a Ordem o ministério da Palavra, que então era reservado aos bispos. Além da sua paixão pela Verdade evangélica, Domingos distinguiu-se ainda pela sua compaixão pelos pobres. Festa litúrgica: 8 de Agosto.
- São Raimundo de Peñaforte (1175-1275): Natural de Peñaforte (Espanha), é considerado um dos melhores mestres de Teologia e de Direito Canónico do seu tempo. Em 1234, a pedido do Gregório IX, coligiu todos os decretos dos Pontífices Romanos. Festa litúrgica: 7 de Janeiro.
- São Jacinto da Polónia (?-1257): Tiago, denominado no século XIV por Jacinto, nasceu nos finais do século XII, em Kamién, diocese de Breslau, Polónia. Cónego da diocese de Cracóvia, abraçou a Ordem em 1220, em Roma. Em 1222, São Domingos designou­‑o com frei Henrique da Morávia, para propagar a Ordem na Polónia. Logo em 1222, foi fundado em Cracóvia um Convento de Pregadores. Em 1225, Gerardo de Breslau, primeiro Provincial da Polónia, espalhou os irmãos de Cracóvia em cinco direcções. Tiago fundou o Convento de Gdansk, na Pomerânia, depois o de Kiel, onde viveu de 1229 a 1233, distinguindo­‑se por uma pureza de costumes e uma piedade filial para com a Mãe do Senhor. Trabalhou muito entre os ortodoxos e os católicos daquela região e deixou a cidade pouco antes dos fiéis terem sido expulsos pelo príncipe Vladimir Rurikovic. Conta­‑se, entre estas viagens, o milagre em que, estendidas as capas sobre as águas, atravessou a pé enxuto o rio Vístula, levando consigo a Sagrada Eucaristia e a imagem da Virgem. Morreu no Convento de Cracóvia, a 15 de Agosto de 1257. Foi beatificado por Clemente VII, em 1527 e canonizado por Clemente VIII, a 17 de Abril de 1594.
- Bem-Aventurado Frei Gil de Santarém (1190-1265): Nasceu em Vouzela (Portugal) e foi professor na Faculdade de Medicina de Paris. Nesta cidade entrou na O.P. De regresso a Portugal, logrou alcançar a conversão de muitos pecadores, sobretudo os mais pertinazes, através de uma pregação eficaz. Festa litúrgica: 15 de Maio. 
- Santo Alberto Magno (1206-1280): De origem bávara (Alemanha), foi um dos grandes mestres da Teologia, tendo ensinado nalgumas das principais Universidades do seu tempo. Foi professor de Tomás de Aquino. É Doutor da Igreja e Padroeiro dos cientistas. Festa litúrgica: 15 de Novembro.
- São Pedro Verona (? - 1252): Natural de Verona (Itália), entregou-se de alma e coração a uma vida de incansável pregação itinerante em terras contaminadas por numerosas heresias. Foi martirizado pelo seu amor à fé e obediência a Roma, em 1252. Festa litúrgica: 4 de Junho. 
- São Gonçalo de Amarante (? - 1259): Nasceu em Tagilde (Portugal). Foi pároco e mais tarde peregrinou aos Lugares Santos da Palestina e a Roma, durante 14 anos. Entrou mais tarde na O.P. e, em Amarante, irá levar uma vida de intensa piedade e penitência. Está associado à construção da ponte de Amarante. Festa litúrgica: 10 de Janeiro.
- São Tomás de Aquino (1225-1274): Nasceu em Roccasecca (Itália). É um dos mais brilhantes teólogos da Igreja de todos os tempos. De entre as suas numerosas obras e tratados destaca-se a Summa Theologiae. É Doutor da Igreja e Padroeiro de todas as Universidades e Escolas Católicas. Festa litúrgica: 28 de Janeiro.
- Santa Margarida da Hungria (1242-1270): Filha de Bela IV, rei dos Húngaros, entregou-se à vida de ascese monástica e às obras de misericórdia, conjugando sabiamente o zelo pela paz social e a denúncia corajosa das injustiças do seu tempo. Destacou-se pela sua piedade e pela sua disponibilidade para os serviços mais humildes na comunidade. Festa litúrgica: 18 de Janeiro.
- Santa Catarina de Sena (1347-1380): Natural de Sena (Itália), bateu-se fortemente pela causa da unidade da Igreja em tempos muito conturbados. Escreveu diversas obras e numerosas cartas cheias de sabedoria espiritual e eclesial. É Doutora da Igreja e Co-Padroeira da Europa. Festa litúrgica: 29 de Abril.
- São Vicente Ferrer (1350-1419): De origem espanhola (Valência), foi um eminente pregador em toda a Europa Ocidental. Legou-nos uma importante obra, ‘Sobre a Vida Espiritual’. Festa litúrgica: 5 de Abril.
- Bem-Aventurado João de Fiésole (Fra Angélico) (? - 1455): De origem toscana (Itália), ‘Fra Angélico’, como ficará mundialmente conhecido, destacou-se como um eminente pintor de arte religiosa. Sem prejuízo de ser um grande artista, nunca deixou de ser um homem simples e recto, pobre e humilde. Festa litúrgica: 18 de Fevereiro.  
- Bem-Aventurada Joana de Portugal (Santa Joana Princesa) (1452-1490): Filha do rei D. Afonso V de Portugal. Chegou inclusivamente a ser regente do reino. A sua piedade centrou-se na devoção à Paixão de Cristo, na sua vida austera e edificante, assim como na misericórdia para com os mais pobres. Festa litúrgica: 12 de Maio.
- São Pio V (1504-1572): Natural de Bosco (Itália), foi eleito Papa em 1566 e manteve o seu hábito dominicano (daí a tradição dos Papas se vestirem de branco). Foi o grande implementador do Concílio de Trento. A ele se devem a publicação do ‘Catecismo Romano’, do ‘Breviário’ e do ‘Missal Romano’. Grande devoto de Nª. Srª do Rosário. Festa litúrgica: 30 de Abril.
- São Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590): Natural de Lisboa, entrou na O.P. e, mais tarde, foi nomeado, por Pio IV, Arcebispo de Braga, em 1559. Participou nos trabalhos do Concílio de Trento, na fase final, e foi um dos principais implementadores das suas reformas em Portugal, tendo publicado numerosas obras para esse efeito. Festa litúrgica: 18 de Julho.
- Santa Catarina de Ricci (1522-1590): Buscando incansavelmente a glória do Senhor, promoveu a reforma da vida regular segundo a inspiração de frei Jerónimo Savonarola. Deixou documentos valiosos de doutrina espiritual. Festa litúrgica: 4 de Fevereiro.
- São Martinho de Lima (1579-1639): Também conhecido por ‘São Martinho de Porres’, nasceu em Lima (Peru). Dotado de admirável simplicidade, inocência e fé profunda, destacou-se nos ofícios mais humildes. Muito devoto ao sacramento da Eucaristia e entregue às obras de caridade. Festa litúrgica: 3 de Novembro.
- Santa Rosa de Lima (1586-1617): Nasceu em Lima (Peru) e é celebrada como a primeira santa canonizada da América Latina, insigne pela sua vida de penitência e oração, e dotada de brilhantes qualidades humanas e cristãs. Destacou-se, ainda, pelas suas obras de misericórdia. Festa litúrgica: 23 de Agosto.

1936, o convento de Calatrava é a escola apostólica de humanidades dos dominicanos. Quando, no início da Guerra Civil Espanhola, os religiosos testemunharam o incêndio de uma paróquia próxima, não tiveram dúvidas sobre a tempestade que pairava sobre eles. Assim começou uma história épica de sacrifício, fé, amor e perdão que deixou escritos, com sangue e fogo, seus nomes na história.

Share by: