-
São Domingos de Gusmão
(1170-1221): Domingos nasceu por volta do ano 1170, em Caleruega (Espanha), e faleceu no dia 6 de Agosto de 1221, em Bolonha (Itália). É o fundador da Ordem dos Pregadores, cujos membros, em atenção ao seu nome, também são conhecidos por frades ‘dominicanos’. Acrescentando a característica apostólica à vida canonical sob a Regra de Santo Agostinho, Domingos tomou para si e para a Ordem o ministério da Palavra, que então era reservado aos bispos. Além da sua paixão pela Verdade evangélica, Domingos distinguiu-se ainda pela sua compaixão pelos pobres. Festa litúrgica: 8 de Agosto.
- São Raimundo de Peñaforte
(1175-1275): Natural de Peñaforte (Espanha), é considerado um dos melhores mestres de Teologia e de Direito Canónico do seu tempo. Em 1234, a pedido do Gregório IX, coligiu todos os decretos dos Pontífices Romanos. Festa litúrgica: 7 de Janeiro.
- São Jacinto da Polónia
(?-1257): Tiago, denominado no século XIV por Jacinto, nasceu nos finais do século XII, em Kamién, diocese de Breslau, Polónia. Cónego da diocese de Cracóvia, abraçou a Ordem em 1220, em Roma. Em 1222, São Domingos designou‑o com frei Henrique da Morávia, para propagar a Ordem na Polónia. Logo em 1222, foi fundado em Cracóvia um Convento de Pregadores. Em 1225, Gerardo de Breslau, primeiro Provincial da Polónia, espalhou os irmãos de Cracóvia em cinco direcções. Tiago fundou o Convento de Gdansk, na Pomerânia, depois o de Kiel, onde viveu de 1229 a 1233, distinguindo‑se por uma pureza de costumes e uma piedade filial para com a Mãe do Senhor. Trabalhou muito entre os ortodoxos e os católicos daquela região e deixou a cidade pouco antes dos fiéis terem sido expulsos pelo príncipe Vladimir Rurikovic. Conta‑se, entre estas viagens, o milagre em que, estendidas as capas sobre as águas, atravessou a pé enxuto o rio Vístula, levando consigo a Sagrada Eucaristia e a imagem da Virgem. Morreu no Convento de Cracóvia, a 15 de Agosto de 1257. Foi beatificado por Clemente VII, em 1527 e canonizado por Clemente VIII, a 17 de Abril de 1594.
- Bem-Aventurado Frei Gil de Santarém
(1190-1265): Nasceu em Vouzela (Portugal) e foi professor na Faculdade de Medicina de Paris. Nesta cidade entrou na O.P. De regresso a Portugal, logrou alcançar a conversão de muitos pecadores, sobretudo os mais pertinazes, através de uma pregação eficaz. Festa litúrgica: 15 de Maio.
-
Santo Alberto Magno (1206-1280): De origem bávara (Alemanha), foi um dos grandes mestres da Teologia, tendo ensinado nalgumas das principais Universidades do seu tempo. Foi professor de Tomás de Aquino. É Doutor da Igreja e Padroeiro dos cientistas. Festa litúrgica: 15 de Novembro.
- São Pedro Verona
(? - 1252): Natural de Verona (Itália), entregou-se de alma e coração a uma vida de incansável pregação itinerante em terras contaminadas por numerosas heresias. Foi martirizado pelo seu amor à fé e obediência a Roma, em 1252. Festa litúrgica: 4 de Junho.
- São Gonçalo de Amarante
(? - 1259): Nasceu em Tagilde (Portugal). Foi pároco e mais tarde peregrinou aos Lugares Santos da Palestina e a Roma, durante 14 anos. Entrou mais tarde na O.P. e, em Amarante, irá levar uma vida de intensa piedade e penitência. Está associado à construção da ponte de Amarante. Festa litúrgica: 10 de Janeiro.