DOMINICANOS.PT
Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores

Pregação

Comentários às Leituras Dominicais


por fr. José Nunes, op
6 de Abril – 5º Domingo da Quaresma - Ano C
 

As leituras de hoje pedem-nos que olhemos para a frente, não para trás, que aceitemos ser lançados no futuro e abandonando o passado. E de que forma o fazem?

Primeiramente, o profeta Isaías afiança-nos que Deus não operou maravilhas apenas nos tempos de outrora, mas está atento à situação presente do povo e voltará a libertá-lo das muitas opressões em que sucessivamente vai caindo e nas quais vai sofrendo. Então, não há que ser pessimista e olhar apenas para o que está mal. O realismo pode e deve desembocar na esperança. E não é isso o que justamente ensina a páscoa/ressurreição?

S.Paulo, na carta aos Filipenses, recorda a sua vida passada… mas, de consciência tranquila, olha mais para o futuro e para o encontro definitivo com Deus. Nós, cristãos, não podemos iludir a morte – assim como qualquer pessoa. Quando vivemos com gosto e com sentido, custa pensar na morte… Mas Deus promete a ressurreição, a vida eterna.

No trecho do evangelho (Jo.8), a propósito do caso da mulher adúltera, certamente que podemos e devemos falar da misericórdia de Jesus (que perdoa e salva, que não condena) e de como Ele sempre pôs as pessoas à frente das leis ou costumes culturais. Mas temos também a temática das duas primeiras leituras: Jesus pede à mulher que deixe o seu passado de pecado e pede aos homens que a perseguiam que deixem também os seus instintos justiceiros e se convertam. Jesus, afinal, abre novos horizontes de vida, de vida futura verdadeiramente nova, tanto à mulher como aos que implacavelmente a condenavam.

Artigo Dominical no Jornal Público


por fr. Bento Domingues, op
PEREGRINOS DA ESPERANÇA

 
1. No passado dia 13 de Março, o Papa Francisco fez 12 anos de um Pontificado verdadeiramente original. Os católicos, e não só, puderam celebrar esta data numa fase em que foram anunciadas melhorias na sua saúde, embora precárias. Em todo o mundo, foi acompanhado pela oração insistente.
Verificou-se, por outro lado, que antes de ser internado, não só já tinha inaugurado o Ano Jubilar, em Roma, como tinha sido intensificado em todas as dioceses católicas do mundo, de modo verdadeiramente inculturado. As expressões serão necessariamente diferentes, mas todas unidas como o exprime o Logotipo, para indicar a solidariedade e a fraternidade que deve unir todos os povos.

Ao celebrar o Ano Jubilar, confessamos que precisamos de mudar, precisamos de nos converter. Não podemos continuar agarrados às nossas rotinas sociais, económicas e religiosas. Os clássicos gestos que propõe – jejum, esmola e oração – só são verdadeiros se nos fizerem olhar para aqueles que não têm como sustentar a vida. A oração autêntica dá a capacidade de ver, interpretar e agir com misericórdia em tudo o que se passa no mundo. É uma forma de socorro.

O que o profeta Isaías ouviu da parte de Deus reza assim: O jejum que me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, romper com toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão. Então, a tua luz surgirá como a aurora e as tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se. A tua justiça irá à tua frente e a glória do Senhor seguir-te-á[1].

Este foi o apelo que suscitou o Jubileu do Antigo Testamento até aos nossos dias.

A oração é a alma de todo este movimento de peregrinos, mas também ela precisa de ser evangelizada. S. Mateus luta contra a hipocrisia que se infiltra nos próprios actos religiosos: Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes[2].

S. Lucas, como bom narrador, construiu uma longa parábola sobre a insistência no pedido, que não posso reproduzir aqui na íntegra. Parece contrariar S. Mateus, mas de facto não, pois termina assim: se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem![3].

A oração não é uma técnica para informar e convencer a Deus, mas para nós acreditarmos que Deus está sempre connosco, somos nós que nos temos de abrir a esse amor.

S. Paulo já tinha escrito que é de acordo com Deus que o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois nem sequer sabemos o que havemos de pedir, mas é Ele que intercede por nós. Esse mesmo Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus e podemos dizer, com toda a ternura, Abbá (papá)[4].

Na Bula de proclamação deste Ano Jubilar, o Papa retoma S. Paulo: A esperança não engana[5], ajuda-nos a resistir à loucura bélica dos nossos dias. É ela que faz de nós peregrinos da esperança. Se Deus é por nós quem será contra nós? Ao dizer isto, estamos em pleno mistério: o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, o coração humano não pressentiu, foi isso que Deus preparou para aqueles que o amam, por meio do Espírito, pois o Espírito tudo penetra, até as profundidades de Deus[6].

2. O Papa Francisco, apesar das dificuldades de saúde, convocou uma Assembleia eclesial de toda a Igreja Católica no Vaticano, a realizar em Outubro de 2028, para avaliar o estado da concretização da sinodalidade nas igrejas locais e em todas as comunidades religiosas.

Quando se pergunta se a Igreja ainda tem futuro, devemos reler a decisão pontifícia que já foi comunicada a todos os bispos e presidentes de conferências episcopais nacionais e internacionais, num comunicado assinado pelo cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos.

Esta decisão significa que, pela primeira vez na história, será realizada uma Assembleia deste género, congregando representantes de todo o mundo, e de todos os sectores eclesiais do catolicismo – clero, consagrados/as e leigos/as.

O comunicado da Secretaria Geral do Sínodo informa que, por ora, não há a intenção de convocar um novo sínodo dos bispos, optando-se, em vez disso, por um pormenorizado processo de consolidação do caminho já percorrido, em torno da construção de uma Igreja sinodal.

A mobilização de toda a Igreja inicia-se com a presente convocatória e desenvolve-se através das seguintes etapas: em Maio 2025 será publicado o Documento de apoio, com orientações para esta fase de implementação; de Junho 2025 até Dezembro 2026 serão apresentados os percursos de implementação nas Igrejas locais e nos seus agrupamentos; de 24 a 26 de Outubro 2025, acontecerá o Jubileu das equipas sinodais e dos órgãos de participação; no primeiro semestre de 2027 realizar-se-ão assembleias de avaliação nas dioceses e eparquias (equivalente das dioceses nas Igrejas orientais); no segundo semestre 2027, serão as Assembleias de avaliação nas conferências episcopais nacionais e internacionais, nas estruturas hierárquicas orientais e em outros agrupamentos de Igrejas; no primeiro semestre 2028, realizar-se-ão as assembleias continentais de avaliação; em Junho 2028, será publicado o Instrumentum laboris para o trabalho da Assembleia Eclesial de Outubro de 2028, no Vaticano.

Alegra-me saber que o Sínodo não foi abandonado ou amortecido. Continua a ser a grande tarefa da Igreja, seja qual for o Bispo de Roma.

3. Segundo o documento apresentado, o caminho a percorrer até à Assembleia Eclesial de 2028 permitirá o intercâmbio de experiências e percursos entre as diferentes Igrejas e a avaliação conjunta das escolhas feitas ao nível local, reconhecendo os progressos realizados em termos de sinodalidade.

O objetivo é tornar concreta a perspectiva do intercâmbio de dons entre as Igrejas e em toda a Igreja. Ao longo do caminho, todos poderão beneficiar da riqueza e da criatividade dos percursos realizados pelas Igrejas locais, colhendo os frutos nos seus agrupamentos territoriais.

Esse percurso será também uma oportunidade para avaliar, conjuntamente, as escolhas feitas a nível local e reconhecer os progressos realizados em termos de sinodalidade. Graças a tal percurso, o Papa poderá escutar e confirmar as orientações consideradas válidas para toda a Igreja em diálogo.

Por fim, esse processo constitui o quadro no qual se situam as diversas iniciativas para a realização das orientações sinodais, em particular os resultados do trabalho dos Grupos de Estudo, que deverão ser apresentados daqui a três meses[7].

A Igreja nunca se pode dar por terminada. Como peregrina da esperança, exige uma incansável imaginação.

Fr. Bento Domingues in Público, 23/3/2025

_____________ 
[1] Is 58, 6-8; cf. Is 1, 16-20
[2] Cf. Mt 6, 5-15
[3] Cf. Lc 11, 5-15
[4] Cf. Rom 8, 26-30
[5] Rm 5, 5
[6] Cf. 1Cor 2, 6-10
[7] Cf. https:/www.vatian.va

Ecos da Palavra


por José Alberto Oliveira, op
Fraternidades Leigas
de S. Domingos
QUARESMA E PÁSCOA: TRADIÇÃO NA CONTINUIDADE

Seria repetitivo escrever neste espaço tudo aquilo o que os nossos irmãos pregadores nos ensinam nesta época do ano, Domingo a Domingo, desde a Quaresma até ao Pentecostes. Penso que Quaresma, Páscoa e Pentecostes andam umbilicalmente unidos, no sentido "pedagógico", pelo qual temos de fazer esforços e preparativos espirituais ou externos que nos conduzam à ideia fundamental que é preciso espírito de sacrifício para, então sim, fazermos, vivermos, sentirmos e partilharmos a festa da Páscoa e da vinda do Espírito Santo, que continua a animar a Igreja. 

E esta passagem (páscoa é um sinónimo desta palavra), tão marcante nesta época do ano, poderia deixar impressa nos nossos corações, o dever de trabalhar na dinâmica do serviço, que foi a dinâmica de Jesus toda a sua vida. Para nós dominicanos, a pregação principal não é a da cruz! É a da Ressurreição! É a pregação da vida contra a morte, em que a vida tem sempre a última palavra, quer neste mundo, quer após a morte! Os dominicanos desejam, de modo multiforme, a salvação das almas e não a condenação das mesmas! Por isso, até dizia, há algum tempo, o Papa Francisco, dirigindo-se aos presbíteros, para que não hesitassem em perdoar no Sacramento da Reconciliação. 

Nós somos "Pedras vivas no templo do Senhor"!

Por muito difícil que seja viver sob esta forma de vida em permanência - e é - podemos fazer um esforço em nome da Justiça e da Paz, entre nós e Deus e, por consequência, entre nós e todas as pessoas do Mundo, sem excepção, unindo-nos a todos através da oração. 

OP'Media


Intervenções de Frades Dominicanos nos Media
Presença dos Frades Pregadores nos Media

  • 22/6/2024 - Fr. Bento Domingues - "As mulheres são mais de metade da Igreja e inventou-se essa história de que não podem ser ordenadas" - ENTREVISTA OBSERVADOR
  • 23/5/2024 - Fr. Bento Domingues - Novo Livro "Fora do Diálogo não há Salvação" - ECCLESIA + VÍDEO
  • 3/4/2024 - Fr. Rui Lopes -  A origem do Instituto Caritas Christi (CANÇÃO NOVA) - VÍDEO
  • 2/3 a 13/4/2024 - UMA IGREJA EM TRANSFORMAÇÃO/ISTA - NOTÍCIA ECCLESIA
  • 22/12/2023 - Fr. Bento Domingues - "O ser humano não é só ódio, é essencialmente amor" (PÚBLICO) VÍDEO
  • 13/9/2023 - Fr. Rui Lopes - Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
  • 21/3/2023 - Fr. José Augusto Mourão (Póstumo) - Liturgia e corporeidade na poesia de José Augusto Mourão ARTIGO (snpcultura.org)
  • 22/2/2023 - Fr. José Nunes - Mensagem do Papa para a Quaresma. Comentário de Frei José Nunes (AGÊNCIA ECCLESIA) VÍDEO + POWERPOINT
  • 18/2/2023- Fr. José Lucas - Recitação do Terço na Capelinha das Aparições (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
  • 3/1/2023 - Fr. Bento Domingues - Promo dos extras da edição especial em DVD de O Casarão VIDEO
  • 15/12/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Calendário do Advento" na RTP1 com Anabela Mota Ribeiro PROGRAMA 
  • 13/11/2022 - Fr. Filipe Rodrigues - Entrevista RENASCENÇA/ECCLESIA sobre Dia Mundial dos Pobres ENTREVISTA 
  • 26/10/2022 - Fr. José Nunes - Vídeo com o testemunho do Fr. José Nunes, OP nos 40 anos da presença dominicana em Angola (Waku-Kungo) VÍDEO
  • 26/9/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Primeira Pessoa" na RTP1 com Fátima Campos Ferreira PROGRAMA
  • 7/9/2022 - Fr. José Manuel Fernandes - Programa A Fé dos Homens/RTP1 sobre a oração do Rosário PROGRAMA
  • 5/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas de Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
  • 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - Um teólogo na praça pública — 30 anos. Sessão Auditório de Lisboa do Público VÍDEO
  • 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas. "A primeira condição para escrever é ser livre" diz Frei Bento Domingues VÍDEO
  • 12/4/2022 - Fr. Bento Domingues - 3ºCiclo Masterclass 'O Enigma Sophia' 04 'Sophia foi crente?' - VÍDEO
  • 22/11/2021 - Fr. Gerard Francisco Timoner - Entrevista exclusiva do La Croix International com o responsável da Ordem Dominicana. NOTÍCIA
  • 4/5/2021 - Fr. José Augusto Mourão (Póstuma) - No dia em que passam 10 anos da sua morte, o Centro de Reflexão Cristã (CRC) apresenta uma pequena homenagem ao Amigo com a leitura coletiva de um dos poemas do seu primeiro livro, Vazio Verde (o Nome), editado em 1985, pelo CRC. VÍDEO
  • 15/1/2021 - Fr. Bento Domingues - Conversas entre sócios, CRC - VÍDEO
  • 17/11/2020 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, O.P. - Sobre Manuela Silva VÍDEO
  • 17/8/2020 - José Luís Monteiro - Entrevista ao Fr. José Luís Montero por ocasião do lançamento do livro "Que Nada se Sabe" NOTÍCIA ECCLESIA
  • 11/4/2020 - Fr. Eugénio Boléo - Homilia Páscoa 2020, Dominicains de Belgique VÍDEO
  • 16/3/2020 - Fr. Bento Domingues - Encontro com Frei Bento Domingues (Homenagem MIRA Forum) VÍDEO
  • 30/10/2019 - Fr. Bento Domingues - O que pode a Arte? com Frei Bento Domingues, Liv. Arquivo VÍDEO
  • 1/6/2019 - Fr. Bento Domingues - Feira do Livro A Religião dos Portugueses PORTO EDITORA VÍDEO
  • 18/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Entrevista Frei Bento Domingues por ocasião do Doutoramento Honoris Causa na Univrsidade do Minho VÍDEO
  • 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues: Sete momentos de um percurso VÍDEO (7MARGENS) 
  • 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Doutoramento Honoris Causa Fr. Bento Domingues na Universidade do Minho VÍDEO
  • 14/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Tertúlia: Cidadania, Religião e Cultura. VÍDEO
  • 21/7/2018 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento: um observador sério da realidade da Igreja ARTIGO (PONTOSJ.PT)
  • 10/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Autores Que Nos Unem - FLL - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO
  • 7/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO + TEXTO (António Marujo)
  • 11/3/2018 - Fr. Bento Domingues -  "Como tornar fecunda a Esperança hoje?" Semana Bíblica Arciprestal de Barcelos - VÍDEO
  • 17/12/2017 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues fala-nos sobre o Papa Francisco - VÍDEO
  • 26/9/2017 - Fr. António-José d'Almeida - Palestra "Temas de iconografia de descalcez carmelitana no Convento de Figueiró dos Vinhos " na Biblioteca Nacional PROGRAMA
  • 21/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco - Um novo lugar das mulheres na Igreja II  - VÍDEO
  • 19/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco: Um novo lugar das mulheres na Igreja CRC VÍDEO
  • 28/2/2017 - Fr. Bento Domingues - O Deus que ri. Entrevista a frei Bento Domingues. VÍDEO
  • 29/1/2017 - Fr. Timothy Radcliffe - Conferência "A Santidade do Corpo" (Fotos: Fr. José Manuel Fernandes) - TEXTO + FOTOS + VÍDEO
  • 9/1/2017 - Ordem em Portugal - CTT emitem selo "dominicano". NOTÍCIA RR
  • 16/11/2016 - Fr. Bento Domingues - MUSEU DO ALJUBE, CNSPP - Frei Bento Domingues, Levy Baptista e Manuela Bernardino - VÍDEO
  • 30/7/2016 - Fr. Bento Domingues - A Beleza e os desafios da vida cristã hoje, Danilson Lopes VÍDEO
  • 1/7/2016 - Fr. Bento Domingues - "Missão da Ordem dos Pregadores Hoje" no âmbito da 2ª Jornada de História «Os Dominicanos em Portugal (1216-2016) na Universidade Católica Portuguesa. VÍDEO
  • 20/6/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Ser Português Aqui (21a. emissão) - ÁUDIO
  • 31/5/2016 - Fr. Bento Domingues - Livro Francisco: O Papa que põe a Igreja a mexer», ECCLESIA VÍDEO
  • 5/5/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Mundo Português/TV: Testemunho de vida, como se tornou dominicano e a sua experiência na Comunidade Católica Portuguesas de Ixelles, na Bélgica. VÍDEO
  • 18/11/2015 - Dominicanos: uma história com 800 anos - VÍDEO (Agência Ecclesia)
  • 4/11/1015 - Fr. José Nunes - Ecclesia/RTP2: Entrevista sobre os 800 anos da Ordem dos Pregadores - VÍDEO
  • 25/5/2015 - Fr. Rui Neves - Ecclesia/RTP2: Entrevista acerca do percurso e pensamento de D. Óscar Romero. VÍDEO
  • 2/2/2015 - Fr. Bento Domingues - conferencia alegria do evangelho, IGREJA AÇORES - VÍDEO
  • 7/10/2014 - Fr. Bento Domingues - Homenagem a Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
  • 19/9/2014 - Fr. Bento Domingues - Participação no vídeo com testemunhos do Laicado Dominicano, produzido no Convento de Benfica dos Dominicanos de Portugal para apresentação na Pastoral Juvenil do Rosário e da Família Dominicana.  VÍDEO
  • 3/3/2014 - Fr. Bento Domingues - De que é feita a vida?, Oficinas do Convento VÍDEO
  • 11/10/2013 - Fr. Bento Domingues - Em Entrevista: Frei Bento Domingues - Teólogo Dominicano - VÍDEO
  • 10/05/2013 - Fr. Bento Domingues - Celebrar a Subversão, Livraria Sá da Costa. VÍDEO
  • 8/1/2013 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II,  AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
  • 18/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II (3), ECCLESIA VÍDEO
  • 13/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II, ECCLESIA VÍDEO
  • 5/12/2012 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II, AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
  • 27/5/2012 - Fr. Bento Domingues - Coloquios á 6ª, VÍTOR PEREIRA - VÍDEO 
  • 11/4/2011 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, António Colaço - VÍDEO
  • 10/5/2008 - Fr. Bento Domingues - Questões sobre Laicidade (1 de 2), MARCO OLIVEIRA - VÍDEO
Share by: