Pregação

Comentários às Leituras Dominicais


por fr. José Nunes, op
8 de Junho – Pentecostes - Ano C
 

A primeira leitura, do livro dos Actos, narra o Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus. Os judeus já celebravam o Pentecostes desde há séculos. Era a festa que comemorava a chegada do povo de Israel ao Monte Sinai, onde Deus dera a Lei a Moisés. Agora, o Pentecostes cristão traz uma nova Lei: é o Espírito. Já não há que andar muito preocupado em cumprir leis, mesmo se apelidadas de ‘lei de Deus’: o cristão é aquele que, pela força do Espírito, só tem uma lei a cumprir – amar. «Ama e faz o que quiseres», disse-nos S. Agostinho.

S. Paulo, nesta importante passagem duma carta aos cristãos de Corinto (na Grécia), lembra que o Espírito Santo vive e ‘trabalha’ no íntimo de cada cristão em duplo sentido: concorre para a união de todos os cristãos e, simultaneamente, garante a diversidade e a pluralidade entre os mesmo cristãos. É o mesmo Espírito que nos enche de amor uns pelos outros, é o mesmo Espírito que dá a cada um dom específico para que cada um contribua à sua maneira para o bem de todos.

E quanto ao evangelho: ao contrário de S. Lucas – que diz ter o Pentecostes acontecido 50 dias depois da Páscoa –, S. João fala de um acontecimento único e simultâneo: Ressureição, Ascensão e Pentecostes são um todo indivisível e, por isso, logo no dia da ressurreição, na sua primeira aparição aos discípulos, «Jesus soprou sobre eles e disse: recebei o Espírito Santo» (v.22). O importante a reter é, afinal, o que representa a vinda do Espírito sobre todos e cada um de nós: o Espírito Santo cumula-nos com muitíssimos dons e frutos e o evangelho de hoje fala-nos de alguns deles, nomeadamente a Paz, o Perdão, a Alegria.


Artigo Dominical no Jornal Público


por fr. Bento Domingues, op
A TEOLOGIA DEIXOU DE SER RESERVA DOS PADRES

 
1. Na Páscoa deste ano, os católicos, e não só, sentiram a morte do Papa Francisco e acolheram o novo Papa, Leão XIV. Para os católicos, esta é uma referência que só tem sentido no seguimento dos acontecimentos de há 2 mil anos, em torno de Cristo.

Hoje, na liturgia católica, somos confrontados com o começo da Igreja contado em Os Actos dos Apóstolos. Como diz Frederico Lourenço, é uma obra superlativamente bem escrita que, para lá das suas magníficas qualidades literárias (dir-se-ia mesmo cinematográficas – tal é a vivacidade pictórica da narrativa, carregada de suspense e povoada de personagens retratadas com estudado realismo a viver situações extremas de perigo, pranto e exaltação), exerce também pela sua temática um especial fascínio, devido ao facto de nos descrever o dia seguinte após ter sido cumprida, na Terra, a missão de Jesus.

O livro tem um objectivo declarado de narrar as primeiras etapas do novo movimento religioso inspirado na vida e testemunho de Cristo e, sendo o herói da narrativa o apóstolo Paulo, este texto constitui, para muitos leitores ainda hoje, um documento fundamental para a reconstituição dos primórdios do cristianismo[1]. Trata-se do segundo livro de S. Lucas (Os Actos dos Apóstolos), que não pode ser entendido sem tomar a sério o primeiro livro (o seu Evangelho).

Ele próprio confessa: No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus.

No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, do qual – disse Ele – me ouvistes falar. João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo.

Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo. Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu[2].

2. Se a religião dá um sentido especial à vida, as expressões desse sentido serão plurais. As religiões são diferentes. Aqui, interessa-me destacar um dos aspectos que a convicção cristã assume, neste Domingo da Ascensão de Cristo aos Céus. Se a abordagem da fé não é a da ciência[3], é de boa higiene mental partir do princípio de que não estamos a falar de um lugar nem das vias de acesso a esse espaço que pudesse ser observado e descrito por qualquer ciência ou técnica, como se Jesus fosse um dos precursores dos astronautas. Basta de representações ridículas da fé. Na pregação, na catequese e na teologia, temos de reflectir sobre a linguagem que a Bíblia e o Credo cristão usam. As "leis" da linguagem simbólica, metafórica, parabólica, poética e narrativa existem para sugerir, dão que pensar, mas não obedecem a uma ligação circunscrita entre os significantes e os significados. Esse tipo de explicações mata a música da linguagem e não dá conta das transformações a que ela convida. A linguagem das transformações espirituais da existência não se lê nem se interpreta com um dicionário.

A Ascensão pode entender-se como a linguagem da fuga à manipulação política de Cristo pelas Igrejas. Jesus tinha vencido essas tentações, mas nunca estarão definitivamente resolvidas. Os Actos dos Apóstolos, a primeira história da Igreja, começam por essas permanentes ambições dos discípulos: Senhor, será agora que ides restaurar a realeza em Israel? Cristo parece cansado com essa pergunta recorrente. Dissera tantas vezes que não veio ao Mundo para mandar, mas para servir a esperança e a transformação da vida e eles sempre na mesma... Agora, confessa que só o Espírito de Deus lhes poderá dar a volta e é o único dom que ele tem para a Igreja.

É também recorrente a pergunta: onde estarão as pessoas que amamos e morreram? Não aconselho ninguém a ir ao cemitério. Creio que estão no coração de Deus, a casa definitiva de todos. Se me perguntam onde é e como é, atrevia-me a dizer que é tão grande como o amor de Deus, tão invisível e presente como Ele. Não procuro outro Céu.

3. Hoje, a teologia já não é reserva dos padres, como acontecia no passado. As mulheres ainda se queixam, e com razão, de lhes ser negado o acesso aos ministérios ordenados, mesmo quando são teólogas.

Uma freira austríaca, Martha Zechmeister, teóloga e professora em El Salvador, enviou uma carta aberta a Leão XIV. Depois de apontar vários aspectos semelhantes no seu percurso e no do novo Papa, insiste em que chegou o momento de alterar a situação de descriminação das mulheres, na Igreja, porque muito já se falou e escreveu.

Consta dessa carta o que a muitos poderá parecer um atrevimento. Não é. É apenas um direito e um dever cristão.

Escreve ao Papa Leão: «és um homem sensato e sensível. Ao ouvir a tua primeira mensagem breve e clara, senti-me muito grata, porque a tua sobriedade e racionalidade contrastam com o populismo irracional dos machões que dominam o mundo. E és canonista. Sabes quanto do aparato da Igreja não é devido ao direito divino, mas surgiu historicamente e é moldado pelo contexto e pela cultura; e quanto disso, portanto, pode mudar. A única coisa que deve ser cânone, regra firme para a forma como organizamos a Igreja, é a forma como Jesus formou a comunidade e como os seus discípulos se reuniram depois do encontro com o Ressuscitado e da efusão do Espírito no Pentecostes. Tudo o resto é obra humana e, portanto, modificável.

(…) Creio que chegou novamente a hora de derrubar muros e dar espaço ao Espírito vivo de Deus.

(…) Não quero que esta Igreja continue a ser um vestígio arcaico, reflectindo uma ordem social insustentável. Quero que ombro a ombro – mulheres e homens – transformemos este mundo. E, para isso, devemos começar já: com a plena integração das mulheres em todos os ministérios de liderança na Igreja. Não mais tarde. Agora.

Com determinação, amor pela Igreja e uma esperança ardente, a tua irmã, Martha».

Continuamos na celebração da Páscoa, Ascensão e Pentecostes. É nesta Luz que nós vemos a Luz!

Fr. Bento Domingues in Público, 1/6/2025

_____________ 
[1] Cf. Frederico Lourenço, Bíblia, Vol. II – Novo Testamento. Apóstolos, Epístolas, Apocalipse, Quetzal, 2016, p.45
[2] Act 1, 1-11
[3] Cf. Francisco J. Ayala, Darwin y el Diseño Inteligente, Alianza, 2008.

Ecos da Palavra


por José Alberto Oliveira, op
Fraternidades Leigas
de S. Domingos
A MARCA DO ESPÍRITO SANTO

Que marca ficou impressa em nós depois da Páscoa e o do Pentecostes?

Depois de Jesus ter ascendido ao Céu e depois de nos ter enviado o Espírito Santo, afinal quem podemos ser neste Mundo em constante e rápida mudança? E que meta pode ser estabelecida pelas gerações mais antigas às gerações que ficarão marcadas pelos avanços tecnológicos e da inteligência artificial, sobretudo no universo do trabalho, iniciado ou reiniciado após as férias? O nosso Papa escolheu o nome de Leão XIV, no seguimento das mudanças que Leão XIII testemunhou. A escolha do Sumo Pontífice não foi um mero acaso. Como será a nossa fé (relação com Deus), que nos conhece melhor que nós a nós mesmos? Que tradições ou costumes se manterão e quais serão os que exigem, por parte da Igreja, uma séria reflexão a pensar nos jovens que moldarão o nosso futuro colectivo? Como será o xadrez da paz mundial? São questões, que estão na ordem do dia, que merecem um olhar atento, mas também inclusivo para com os milhões de habitantes da Terra que ainda não se adaptaram a tantas mudanças e que são (potencialmente) descartáveis. Qual o nosso papel, enquanto cristãos? Que cada um tire as suas conclusões, certamente apoiado na oração e nos sinais dos tempos. 

OP'Media


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