Pregação
Comentários às Leituras Dominicais
14 de Setembro – Exaltação da Santa Cruz - Ano C
Esta Festa, por coincidir com um domingo, tem leituras próprias e nos conduzem à contemplação da trágica realidade da Cruz, realidade cruenta e trágica, sem dúvida, mas simultaneamente realidade central da nossa salvação! E, daí, a Igreja celebrar uma ‘festa’!
Há uma passagem do Evangelho que narra o olhar de um centurião romano para Jesus pregado na cruz e a sua confissão: «Este era, na verdade, o Filho de Deus»! E é esta mesma atitude à qual somos convidados: olhar para Jesus na Cruz e confessar que n’Ele está a nossa salvação, que a Boa Notícia (Evangelho) que Ele pregou é a verdade, a vida, o caminho da alegria que Deus preparou e quer para nós. Assim, olhar para a cruz e com isso ser salvo, nada tem de mágico, como parecia acontecer na primeira leitura, quando o povo no deserto olhava para uma serpente de bronze, num poste, e ficava curado das picadas das serpentes… Olhar para a Cruz de Jesus é reconhecer que Ele é o Filho de Deus e o seu Evangelho é a nossa salvação.
Somos também convidados a assumir as cruzes da vida. Não como a vontade de Deus a querer o nosso sofrimento, mas sim como um gesto e atitude de entrega aos outros (o assassinato de Jesus na cruz foi a consequência da sua entrega à libertação de tudo e todos, de entrega total e serviço a toda e qualquer pessoa) e, ainda, como momentos e circunstância em que, como Jesus, nos abandonamos, confiantes, em Deus: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito».
Artigo Dominical no Jornal Público
O MUNDO PODE MUDAR SE NÓS MUDARMOS
1.
Esta crónica não é o começo nem o fim de férias. A minha praia foi uma Clínica na Idanha. Tenho de agradecer, através do generoso acolhimento do Público, a tantas pessoas que me mantiveram em contacto com o que se passava no país e no mundo.
Fiquei a saber que, neste Verão, em Portugal, ardeu 3% do território. Não tinha de ser um desastre ecológico inevitável, se cuidássemos da Ecologia Integral proposta pelo Papa Francisco e continuada por Leão XIV. A Ecologia Integral não é feita apenas de belos princípios de relação com a Natureza.
Acontecimentos muito simples podem servir para contrariar o que parece inevitável. Setembro é o mês de começos e recomeços. O início do Ano Lectivo deve ser um programa de novidades. É o mês da abertura do futuro. Em vez de estragar, de destruir, podemos alterar. Não estamos condenados ao mundo como está. A educação, se for aberta e verdadeiramente democrática, poderá ajudar a sustentabilidade de um progresso para todos. Os mais novos poderão ser os protagonistas da alteração das sociedades, a nível nacional e global.
As grandiosas Jornadas Mundiais da Juventude, de Lisboa (2023) e de Roma (2025), se não foram apenas uma exibição oca, têm de mostrar frutos novos de transformação da sociedade e da Igreja.
No dia 1 deste mês, ocorreu o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, cujo tema é Sementes de Paz e Esperança. Nas palavras do Papa Leão XIV, na sua Mensagem deste ano, «a semente entrega-se inteiramente à terra e aí, que deve morrer para dar fruto, a vida germina, mesmo nos lugares mais inesperados, numa surpreendente capacidade de gerar futuro».
No dia 5, o Papa inaugurou o Burgo Laudato Si’, criado por desejo do Papa Francisco em 2023 nos Jardins das Vilas Pontifícias em Castel Gandolfo. É um projecto de conscientização e formação para sermos fieis às exigências da Ecologia Integral. Funciona como um espaço para aprofundar a ligação com a Criação, concretizando a Encíclica Laudato Sí’. Visa contribuir para aprofundar as questões ambientais e promover estilos de vida mais sustentáveis.
Graças à criação deste projecto, a beleza dos Jardins das Vilas Pontifícias tornou-se o cenário natural para o desenvolvimento de um espaço aberto a todas as pessoas de boa vontade para que a Terra volte a ser o nosso mundo. Ao criar o Burgo Laudato Si', nos espaços de Castel Gandolfo, o Papa Francisco quis demonstrar que os princípios descritos na Encíclica Laudato Si' poderiam tornar-se realidade. O projeto foi desenvolvido em três direções: formação em ecologia integral, economia circular e generativa e sustentabilidade ambiental.
2.
Já a 9 de Julho, o Papa Leão XIV, em Castel Gandolfo, começou por dizer: Neste lindo dia, antes de mais nada, gostaria de convidar todos, começando por mim mesmo, a viver o que estamos a celebrar na beleza de uma catedral, que se poderia dizer natural, com as plantas e tantos elementos da criação que nos conduziram aqui para celebrar a Eucaristia, usando o novo formulário da Missa pelo cuidado da criação, fruto dos diferentes Dicastérios do Vaticano.
Estes textos não são só palavras, falam de realizações da sabedoria ecológica. A fé sem obras é morta, como disse nos começos do Cristianismo a Carta de S. Tiago, «De que aproveita, irmãos, que alguém diga que tem fé, se não tiver obras de fé? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: Ide em paz, tratai de vos aquecer e de matar a fome, mas não lhes dais o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se ela não tiver obras, está completamente morta. Mais ainda: poderá alguém alegar sensatamente: Tu tens a fé e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé»[1].
Esta realização do Papa lança, implicitamente, uma interrogação às Igrejas de todo o Mundo e, nomeadamente, às de Portugal: que podem elas fazer para concretizar o exemplo do Burgo Laudato Si’?
Como viu o Papa Francisco, a Ecologia Integral é uma convocatória a crente e não crentes. De facto, a Igreja ou as Igrejas – o conjunto dos cristãos – não estão isoladas na defesa da vida na Terra. «A vida, ubíqua como é, continua a ser um profundo mistério científico. Talvez isto surpreenda muita gente, mas a verdade é que, até ao momento, os cientistas não partilham uma definição consensual de vida nem, já agora, uma compreensão mesmo ao nível mais primitivo, de como surgiu na Terra. Ou em temos mais simples e directos: continuamos sem saber o que é a vida e como começou». Esta é uma passagem do livro O Universo Consciente. Um Manifesto para o Futuro da Humanidade, de Marcelo Gleiser, físico e astrónomo premiado, que faz um apelo admirável ao advento de um novo iluminismo e a um reconhecimento da preciosidade da vida, fazendo uso da razão e da curiosidade – os pilares da ciência – para estudar, proteger e em última análise preservar a humanidade face à actual crise existencial das alterações climáticas.
3.
Colhi do mesmo autor a seguinte passagem: «O Universo só tem uma história porque nós estamos cá para a contar. Através da nossa diligência e engenho, juntámos os principais capítulos da longa saga que começou com o Big Bang há 13,8 mil milhões de anos. Esta história desenrola-se na vastidão do espaço e narra o drama da matéria a dançar ao ritmo de forças de atração e repulsão, a moldar-se em estruturas cada vez mais complexas que se tornaram átomos, estrelas, galáxias, planetas, vida, nós. A forma como contamos uma história faz toda a diferença. E chegou o momento de recontar a história de quem somos, na perspetiva de uma nova mentalidade. Este livro é sobre a vida na Terra, sobre a sua relevância cósmica, sobre o mandato moral da humanidade para se erguer acima do passado e remodelar o futuro coletivo. Escrevo-o com um sentido de urgência e esperança.
O advento da vida mudou tudo. A vida é matéria com propósito, com um desejo de existir»[2].
Para Marcelo Gleiser, ciência e espiritualidade não se opõem: «Pouco ou nada sabemos sobre como a vida surgiu da não-vida na Terra e como evoluiu para se tornar inteligente, dadas as muitas contingências da história única do nosso planeta. A origem da vida continua a ser um mistério, enquanto a evolução da vida unicelular simples para a vida inteligente não é um caminho necessário – e ainda menos inevitável – para a evolução da vida. A vida preocupa-se com estar bem adaptada ao seu meio, de modo a poder reproduzir-se com êxito e não com a capacidade de construir foguetões ou escrever poesia. (…) A nossa história não é, porém, apenas uma narrativa científica. Abrange múltiplas dimensões culturais, sendo a ciência uma delas. Não há como negar que o Universo em expansão é vasto e que o nosso planeta não passa de um pequeno grão numa vulgar galáxia em espiral»[3].
O mundo pode mudar se nós mudarmos.
Fr. Bento Domingues in Público, 7/9/2025
_____________
[1] Tg 2, 14-18
[2] Marcelo Gleiser, O universo Consciente. Um manifesto para o futuro da humanidade, Temas e Debates – Círculo de Leitores, p. 11
[3] Ibidem, pp. 72-72
Ecos da Palavra
O PERIGO DAS RIQUEZAS E O SEU MAU USO
O Evangelho apresenta a parábola de um homem rico, que detinha grandes celeiros de trigo e que se orgulhava desse facto. Perante a sua propriedade, este homem poderia usar do que lhe sobrava a quem padecesse de necessidade, por exemplo. Todavia, a avareza (muito condenada por Jesus) a nada conduzia porque não seria por ser rico que este homem resgataria a sua alma. E dá-se a construção de celeiros ainda maiores.
Numa sociedade, como a nossa, tão voltada para o ter e o parecer, talvez seja importante olhar para o alto e, no segredo do nosso coração, procurar o essencial: a caridade, o desprendimento e assumir a dinâmica do serviço ao próximo, com preferência especial pelos mais pobres e situados nas periferias do Mundo. Podemos até ter posses. Contudo, podemos sem qualquer dúvida partilhar com os nossos semelhantes. Afinal, somos todos filhos de Deus e Este deseja que todos se salvem. Tal como diz São Tiago na sua carta, não basta ouvir a Palavra.
É também necessário praticar.
OP'Media
Presença dos Frades Pregadores nos Media
- 25/4/2025 - Fr. José Nunes - Papa Francisco, o legado de um profeta - ARTIGO
- 22/4/2025 - Fr. José Nunes - 3 às 13/RTP3 - Entrevista após o falecimento do Papa Francisco
- 10/4/2025 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues está quase a tocar no céu - Postal do Dia/RDP por Luís Osório
- 22/6/2024 - Fr. Bento Domingues - "As mulheres são mais de metade da Igreja e inventou-se essa história de que não podem ser ordenadas" - ENTREVISTA OBSERVADOR
- 23/5/2024 - Fr. Bento Domingues - Novo Livro "Fora do Diálogo não há Salvação" - ECCLESIA + VÍDEO
- 3/4/2024 - Fr. Rui Lopes - A origem do Instituto Caritas Christi (CANÇÃO NOVA) - VÍDEO
- 2/3 a 13/4/2024 - UMA IGREJA EM TRANSFORMAÇÃO/ISTA - NOTÍCIA ECCLESIA
- 22/12/2023 - Fr. Bento Domingues - "O ser humano não é só ódio, é essencialmente amor" (PÚBLICO) VÍDEO
- 13/9/2023 - Fr. Rui Lopes - Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
- 21/3/2023 - Fr. José Augusto Mourão (Póstumo) - Liturgia e corporeidade na poesia de José Augusto Mourão ARTIGO (snpcultura.org)
- 22/2/2023 - Fr. José Nunes - Mensagem do Papa para a Quaresma. Comentário de Frei José Nunes (AGÊNCIA ECCLESIA) VÍDEO + POWERPOINT
- 18/2/2023- Fr. José Lucas - Recitação do Terço na Capelinha das Aparições (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
- 3/1/2023 - Fr. Bento Domingues - Promo dos extras da edição especial em DVD de O Casarão VIDEO
- 15/12/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Calendário do Advento" na RTP1 com Anabela Mota Ribeiro PROGRAMA
- 13/11/2022 - Fr. Filipe Rodrigues - Entrevista RENASCENÇA/ECCLESIA sobre Dia Mundial dos Pobres ENTREVISTA
- 26/10/2022 - Fr. José Nunes - Vídeo com o testemunho do Fr. José Nunes, OP nos 40 anos da presença dominicana em Angola (Waku-Kungo) VÍDEO
- 26/9/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Primeira Pessoa" na RTP1 com Fátima Campos Ferreira PROGRAMA
- 7/9/2022 - Fr. José Manuel Fernandes - Programa A Fé dos Homens/RTP1 sobre a oração do Rosário PROGRAMA
- 5/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas de Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
- 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - Um teólogo na praça pública — 30 anos. Sessão Auditório de Lisboa do Público VÍDEO
- 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas. "A primeira condição para escrever é ser livre" diz Frei Bento Domingues VÍDEO
- 12/4/2022 - Fr. Bento Domingues - 3ºCiclo Masterclass 'O Enigma Sophia' 04 'Sophia foi crente?' - VÍDEO
- 22/11/2021 - Fr. Gerard Francisco Timoner - Entrevista exclusiva do La Croix International com o responsável da Ordem Dominicana. NOTÍCIA
- 4/5/2021 - Fr. José Augusto Mourão (Póstuma) - No dia em que passam 10 anos da sua morte, o Centro de Reflexão Cristã (CRC) apresenta uma pequena homenagem ao Amigo com a leitura coletiva de um dos poemas do seu primeiro livro, Vazio Verde (o Nome), editado em 1985, pelo CRC. VÍDEO
- 15/1/2021 - Fr. Bento Domingues - Conversas entre sócios, CRC - VÍDEO
- 17/11/2020 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, O.P. - Sobre Manuela Silva VÍDEO
- 17/8/2020 - José Luís Monteiro - Entrevista ao Fr. José Luís Montero por ocasião do lançamento do livro "Que Nada se Sabe" NOTÍCIA ECCLESIA
- 11/4/2020 - Fr. Eugénio Boléo - Homilia Páscoa 2020, Dominicains de Belgique VÍDEO
- 16/3/2020 - Fr. Bento Domingues - Encontro com Frei Bento Domingues (Homenagem MIRA Forum) VÍDEO
- 30/10/2019 - Fr. Bento Domingues - O que pode a Arte? com Frei Bento Domingues, Liv. Arquivo VÍDEO
- 1/6/2019 - Fr. Bento Domingues - Feira do Livro A Religião dos Portugueses PORTO EDITORA VÍDEO
- 18/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Entrevista Frei Bento Domingues por ocasião do Doutoramento Honoris Causa na Univrsidade do Minho VÍDEO
- 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues
- Frei Bento Domingues: Sete momentos de um percurso VÍDEO
(7MARGENS)
- 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Doutoramento Honoris Causa Fr. Bento Domingues na Universidade do Minho VÍDEO
- 14/2/2019 - Fr. Bento Domingues
-
Tertúlia: Cidadania, Religião e Cultura. VÍDEO
- 21/7/2018 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento: um observador sério da realidade da Igreja ARTIGO (PONTOSJ.PT)
- 10/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Autores Que Nos Unem - FLL - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO
- 7/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO + TEXTO (António Marujo)
- 11/3/2018 - Fr. Bento Domingues - "Como tornar fecunda a Esperança hoje?" Semana Bíblica Arciprestal de Barcelos - VÍDEO
- 17/12/2017 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues fala-nos sobre o Papa Francisco - VÍDEO
- 26/9/2017 - Fr. António-José d'Almeida - Palestra "Temas de iconografia de descalcez carmelitana no Convento de Figueiró dos Vinhos " na Biblioteca Nacional PROGRAMA
- 21/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco - Um novo lugar das mulheres na Igreja II - VÍDEO
- 19/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco: Um novo lugar das mulheres na Igreja CRC VÍDEO
- 1/3/2017 - Fr. António-José d'Almeida - Santa Face - Mandýlion. Artigo na Revista Bíblica ARTIGO
- 28/2/2017 - Fr. Bento Domingues - O Deus que ri. Entrevista a frei Bento Domingues. VÍDEO
- 29/1/2017 - Fr. Timothy Radcliffe - Conferência "A Santidade do Corpo" (Fotos: Fr. José Manuel Fernandes) - TEXTO + FOTOS + VÍDEO
- 9/1/2017 - Ordem em Portugal - CTT emitem selo "dominicano". NOTÍCIA RR
- 16/11/2016 - Fr. Bento Domingues - MUSEU DO ALJUBE, CNSPP - Frei Bento Domingues, Levy Baptista e Manuela Bernardino - VÍDEO
- 30/7/2016 - Fr. Bento Domingues - A Beleza e os desafios da vida cristã hoje, Danilson Lopes VÍDEO
- 1/7/2016 - Fr. Bento Domingues - "Missão da Ordem dos Pregadores Hoje" no âmbito da 2ª Jornada de História «Os Dominicanos em Portugal (1216-2016) na Universidade Católica Portuguesa. VÍDEO
- 20/6/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Ser Português Aqui (21a. emissão) - ÁUDIO
- 31/5/2016 - Fr. Bento Domingues - Livro Francisco: O Papa que põe a Igreja a mexer», ECCLESIA VÍDEO
- 5/5/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Mundo Português/TV: Testemunho de vida, como se tornou dominicano e a sua experiência na Comunidade Católica Portuguesas de Ixelles, na Bélgica. VÍDEO
- 18/11/2015 - Dominicanos: uma história com 800 anos - VÍDEO (Agência Ecclesia)
- 4/11/1015 - Fr. José Nunes - Ecclesia/RTP2: Entrevista sobre os 800 anos da Ordem dos Pregadores - VÍDEO
- 25/5/2015 - Fr. Rui Neves - Ecclesia/RTP2: Entrevista acerca do percurso e pensamento de D. Óscar Romero. VÍDEO
- 2/2/2015 - Fr. Bento Domingues - conferencia alegria do evangelho, IGREJA AÇORES - VÍDEO
- 7/10/2014 - Fr. Bento Domingues - Homenagem a Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
- 19/9/2014 - Fr. Bento Domingues - Participação no vídeo com testemunhos do Laicado Dominicano, produzido no Convento de Benfica dos Dominicanos de Portugal para apresentação na Pastoral Juvenil do Rosário e da Família Dominicana. VÍDEO
- 3/3/2014 - Fr. Bento Domingues - De que é feita a vida?, Oficinas do Convento VÍDEO
- 11/10/2013 - Fr. Bento Domingues - Em Entrevista: Frei Bento Domingues - Teólogo Dominicano - VÍDEO
- 10/05/2013 - Fr. Bento Domingues - Celebrar a Subversão, Livraria Sá da Costa. VÍDEO
- 8/1/2013 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II, AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
- 18/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II (3), ECCLESIA VÍDEO
- 13/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II, ECCLESIA VÍDEO
- 5/12/2012 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II, AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
- 27/5/2012 - Fr. Bento Domingues - Coloquios á 6ª, VÍTOR PEREIRA - VÍDEO
- 11/4/2011 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, António Colaço - VÍDEO
- 10/5/2008 - Fr. Bento Domingues - Questões sobre Laicidade (1 de 2), MARCO OLIVEIRA - VÍDEO