DOMINICANOS.PT
Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores

Pregação

Comentários às Leituras Dominicais


por fr. José Nunes, op
24 de Novembro – Cristo Rei - Ano B
 

Esta grande solenidade de Cristo Rei, com que se termina o ano litúrgico da Igreja, pede uma correcta compreensão, como aliás nos é advertido no Evangelho: Cristo é rei, sim, mas não deste mundo nem à maneira dos reis deste mundo. Cristo não tem corôa de diamantes nem ceptro de ouro. É rei do amor e do serviço. É nosso rei se reinar nos nossos corações e se o seu espírito de serviço reinar em nós. E assim hão-de viver os discípulos de Jesus, a Igreja de todos os tempos e lugares: ela é serva da humanidade, ela está bem inserida no mundo não para ser um poder ou disputar o poder social mas para servir e libertar.

O profeta Daniel fala-nos do Filho do Homem como um Juíz universal de todos os povos e impérios no final dos tempos. Esta profecia faz-nos certamente recordar o Juízo final que aparece no capítulo 25 do Evangelho de S.Mateus. Mas se o Filho do Homem será esse Juíz universal que reina e reinará no céu, a verdade é que aqui na terra o Filho do Homem é identificado, em todo o Novo Testamento, como o Servo Sofredor (de que havia falado o profeta Isaías). O que, afinal, confirma o que dizíamos atrás: Jesus é rei, mas o rei do serviço aos outros.

E o livro do Apocalipse recorda-nos e conforta-nos com este pensamento: quem passou pela cruz, agora reina com Deus. Isso foi o que se passou com Jesus, esse é também o nosso destino: quem fôr testemunha fiel, quem gastar a vida no serviço dos outros, esse reinará eternamente no céu.

Artigo Dominical no Jornal Público


por fr. Bento Domingues, op
NÃO VOS ABANDONAREI

 
1.  A bela música de Caetano Veloso e Kleber Lucas – Deus cuida de mim – presta-se a um equívoco. Se, por um lado, é importante a convicção de fé que Deus cuida de cada um de nós, que não estamos sozinhos no mundo, por outro, pode transformar-se numa acusação a Deus. Quem se sente rejeitado, abandonado ou esquecido, vai perguntar, onde é que está esse Deus que cuida de mim? Como alguns disseram, ou Ele não é todo-poderoso ou não é bom, não tem compaixão. É um modo de dizer que Deus não existe.
E, no entanto, parece-me cristianíssima a expressão Deus cuida de mim, porque convoca os seres humanos para cuidarem uns dos outros[1]. Sem esta fé, cada um segue o seu caminho sem olhar para os que precisam de ajuda. Quer em certos livros do Antigo Testamento quer nos textos cristãos, Deus é Aquele que não pode deixar ninguém sozinho porque nos responsabiliza pela situação em que o mundo se encontra, que gasta em armas o que devia gastar em tornar este mundo habitável, cheio de beleza e solidariedade.

A mensagem do Papa Francisco, para este IV Dia Mundial dos Avós e Idosos, começa por aqueles que já não contam e facilmente são descartáveis[2].

Estamos no tempo das férias de Verão que acentuam uma situação que pode percorrer o ano todo. O Papa, na sua Mensagem deste ano, recorda a sua própria experiência. «A molesta companheira da nossa vida de idosos e avós é, com frequência, a solidão. Muitas vezes me sucedeu, como bispo de Buenos Aires, ir visitar lares de terceira idade, dando-me conta de como raramente recebiam visitas aquelas pessoas: algumas, há muitos meses, não viam os seus familiares».

Além disso, as pessoas idosas e doentes, muitas vezes, têm ainda de suportar a acusação de que são elas que impedem o desabrochar da vida dos mais novos. Seriam, assim, responsabilizadas pelos conflitos de gerações. O que se gasta com os mais idosos e doentes seria roubado ao desenvolvimento dos jovens e do próprio país. Contrapor as gerações é um fruto da cultura do conflito.

2. A solidão e o descarte dos idosos e doentes não são casuais nem inevitáveis, mas fruto de opções – políticas, económicas, sociais e pessoais – que não reconhecem a dignidade infinita de cada pessoa.

Hoje, existem muitas mulheres e homens que procuram, de tal maneira, a sua própria realização pessoal, que optam por uma existência autónoma, ligada apenas às exigências da sua carreira ou da sua comodidade. Esta é a marca do individualismo. A passagem do «nós» ao «eu», autossuficiente e distraído dos outros, é sinal de egoísmo.

Como diz o Papa Francisco, a família é a primeira e a mais radical contestação da ideia de nos podermos salvar sozinhos. É, antes, uma das vítimas desta cultura individualista.

Quando se envelhece e à medida que as doenças aumentam e as forças diminuem, a miragem do individualismo, a ilusão de não precisar de ninguém e de poder viver sem vínculos, revela que já não podemos alimentar a ideia de que poderíamos viver sem a ajuda dos outros. Muitas vezes, já é demasiado tarde.

A solidão e o descarte, tão frequentes, têm múltiplas raízes e é fundamental não tratar todas as situações com as mesmas receitas. Nalguns casos, são o resultado duma exclusão planeada, uma espécie de triste «conjura social»; noutros, trata-se infelizmente de uma decisão própria; noutros ainda, fingindo que se trata de uma opção autónoma, não passa de uma ficção criada para tornar suportável essa solidão.

Em qualquer dos casos, é importante não se resignar, mas colaborar com as pessoas que procuram soluções viáveis. Contra a atitude egoísta, que leva ao descarte e à solidão, deve-se contrapor um coração aberto e confiar em quem diz, como na história bíblica de Rute, não te abandonarei![3].

3. Durante muito tempo, costumava recomendar um livro para férias. Gostaria de voltar a esse costume. Para estas férias, recomendo um dos últimos livros do professor de Filosofia da Universidade de Barcelona, Josep Maria Esquirol, A Escola da Alma. Da forma de educar à maneira de viver[4]. A escola da Alma é o mundo.

Importa começar pelas suas notas introdutórias, para não lhe emprestar propósitos que não sejam dele, para não se pensar, pela capa, que seria um livro puramente espiritualista, embora o seu tema seja, de facto, a forma de educar e a maneira de viver.

Começa pelo mundo. Há casa porque há intempérie. E a intempérie pede amparo. Há escola porque há mundo. E o mundo pede atenção. Há casa e há escola porque, no amparo e na atenção, cada um pode fazer caminho e amadurecer para frutificar. Que tipo de fruto? Mais casa e mais mundo.

Uma verdadeira escola é um lugar onde se treina a prestar atenção às coisas do mundo e aos outros. Pode ou não ter o nome de escola. Pode ser uma escola primária, num qualquer lugarejo do mediterrâneo ou um mosteiro budista nas montanhas do Tibete; a escola que Epicteto tinha em Nicópolis, há dois mil anos ou a que, apesar de tudo, continua a acontecer hoje, numa qualquer sala de aula universitária. Como o cultivo da atenção é sempre oportuno e benéfico, poderia haver – deveria haver – escola ao longo de toda a vida. Sobretudo se se tiver em consideração que há coisas que se fazem esperar, como uma revelação do mundo, que costuma acontecer ao cabo de muitos anos.

A escola é antidestino em todos os sentidos. Cria um lugar e um momento onde a família e as origens sociais passam para segundo plano. Porém, como a capacidade de uma pessoa tem muito a ver com as condições sociais, por vezes temos de ir contra a facticidade, principalmente quando ela é desfavorável. A escola é um lugar de igualdade e liberdade básicas.

A vida humana é uma resposta interminável. Na escola pode acontecer um encontro que, ao dar confiança, ofereça também um bom impulso. Educar é ajudar a esboçar alguns nos traços dessa resposta.

Fácil de dizer: educar tem a ver com indicar e iniciar o caminho que conduz à maturidade. E o que é maturidade? Bom, também é fácil de dizer: dar frutos. Todo o ser vivo tende para a maturidade. Mas principalmente, e de forma especialíssima, o humano, porque cedo se reconhece chegado à vida e mortal.

A educação relaciona-se com o processo de amadurecimento das pessoas e, portanto, com o fruto que acaba por se oferecer. Mas, então, cabe perguntar: de que tipo é o fruto principal? E depois, o que é que o faz amadurecer? Descobrir o sabor deste fruto e os elementos mais apropriados ao seu cultivo é encontrar o sentido da educação[5].

A mística deste filósofo é como a teologia do Papa Francisco, uma mística de olhos e coração abertos para toda a realidade.

Boas férias. Até Setembro.


Fr. Bento Domingues in Público, 28/7/2024
_____________
[1] É esse o fundamento da chamada ética samaritana, Lc 10, 29-37
[2] Foi este Papa que, em 2021, estabeleceu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a celebrar no 4º Domingo de Julho.
[3] Rute 1, 16-17; cf. Mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, 2024
[4] Edições Paulinas, 2024
[5] Cf. Josep Maria Esquirol, A Escola da Alma. Da forma de educar à maneira de viver, Edições Paulinas, 2024

Ecos da Palavra


por José Alberto Oliveira, op
Fraternidades Leigas
de S. Domingos
O QUE É AFINAL SER LEIGO DOMINICANO?

É rezar, contemplando a Palavra, fazendo ecos da mesma e pedindo, no coração, ou de viva voz, o que Deus incarnado pode fazer para nos mostrar pistas para um caminho, que começou na nossa concepção e atinge a plenitude na eternidade;

É estudar, em ambiente fraterno, discutindo em comum para ver a realidade à luz do cristianismo, não esquecendo que a salvação das almas é para todas elas. 

É, por fim, levar a Boa Notícia (o Evangelho) , à nossa realidade familiar e sócio-profissional, em ordem à salvação das almas

E é aqui que está, digamos assim, a grande questão: Como alcançar esse desígnio?

A resposta surgiu do nosso frei João Leite (em tempos de comunhão espiritual) e também, alguns anos depois do frei José Carlos: "Viver o dia-a-dia", conforme o que está escrito, no Evangelho de São Mateus, capítulo 6, versículo 6: "Bem basta a cada dia o seu problema";

É evidente que há problemas que não se resolvem num dia. Mas, o que o texto quer transmitir é que, dando em cada dia o melhor de nós, estaremos sempre a cumprir com o projecto do Apóstolo Paulo: "Alcancei a fé"

OP'Media


Intervenções de Frades Dominicanos nos Media
Presença dos Frades Pregadores nos Media

  • 22/6/2024 - Fr. Bento Domingues - "As mulheres são mais de metade da Igreja e inventou-se essa história de que não podem ser ordenadas" - ENTREVISTA OBSERVADOR
  • 23/5/2024 - Fr. Bento Domingues - Novo Livro "Fora do Diálogo não há Salvação" - ECCLESIA + VÍDEO
  • 3/4/2024 - Fr. Rui Lopes -  A origem do Instituto Caritas Christi (CANÇÃO NOVA) - VÍDEO
  • 2/3 a 13/4/2024 - UMA IGREJA EM TRANSFORMAÇÃO/ISTA - NOTÍCIA ECCLESIA
  • 22/12/2023 - Fr. Bento Domingues - "O ser humano não é só ódio, é essencialmente amor" (PÚBLICO) VÍDEO
  • 13/9/2023 - Fr. Rui Lopes - Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
  • 21/3/2023 - Fr. José Augusto Mourão (Póstumo) - Liturgia e corporeidade na poesia de José Augusto Mourão ARTIGO (snpcultura.org)
  • 22/2/2023 - Fr. José Nunes - Mensagem do Papa para a Quaresma. Comentário de Frei José Nunes (AGÊNCIA ECCLESIA) VÍDEO + POWERPOINT
  • 18/2/2023- Fr. José Lucas - Recitação do Terço na Capelinha das Aparições (CANÇÃO NOVA) VÍDEO
  • 3/1/2023 - Fr. Bento Domingues - Promo dos extras da edição especial em DVD de O Casarão VIDEO
  • 15/12/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Calendário do Advento" na RTP1 com Anabela Mota Ribeiro PROGRAMA 
  • 13/11/2022 - Fr. Filipe Rodrigues - Entrevista RENASCENÇA/ECCLESIA sobre Dia Mundial dos Pobres ENTREVISTA 
  • 26/10/2022 - Fr. José Nunes - Vídeo com o testemunho do Fr. José Nunes, OP nos 40 anos da presença dominicana em Angola (Waku-Kungo) VÍDEO
  • 26/9/2022 - Fr. Bento Domingues - Programa "Primeira Pessoa" na RTP1 com Fátima Campos Ferreira PROGRAMA
  • 7/9/2022 - Fr. José Manuel Fernandes - Programa A Fé dos Homens/RTP1 sobre a oração do Rosário PROGRAMA
  • 5/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas de Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
  • 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - Um teólogo na praça pública — 30 anos. Sessão Auditório de Lisboa do Público VÍDEO
  • 3/5/2022 - Fr. Bento Domingues - 30 anos de crónicas. "A primeira condição para escrever é ser livre" diz Frei Bento Domingues VÍDEO
  • 12/4/2022 - Fr. Bento Domingues - 3ºCiclo Masterclass 'O Enigma Sophia' 04 'Sophia foi crente?' - VÍDEO
  • 22/11/2021 - Fr. Gerard Francisco Timoner - Entrevista exclusiva do La Croix International com o responsável da Ordem Dominicana. NOTÍCIA
  • 4/5/2021 - Fr. José Augusto Mourão (Póstuma) - No dia em que passam 10 anos da sua morte, o Centro de Reflexão Cristã (CRC) apresenta uma pequena homenagem ao Amigo com a leitura coletiva de um dos poemas do seu primeiro livro, Vazio Verde (o Nome), editado em 1985, pelo CRC. VÍDEO
  • 15/1/2021 - Fr. Bento Domingues - Conversas entre sócios, CRC - VÍDEO
  • 17/11/2020 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, O.P. - Sobre Manuela Silva VÍDEO
  • 17/8/2020 - José Luís Monteiro - Dominicanos: Frei José Luís Almeida Monteiro vive em França e tem «sempre preocupação» de «criar pontes» NOTÍCIA ECCLESIA
  • 11/4/2020 - Fr. Eugénio Boléo - Homilia Páscoa 2020, Dominicains de Belgique VÍDEO
  • 16/3/2020 - Fr. Bento Domingues - Encontro com Frei Bento Domingues (Homenagem MIRA Forum) VÍDEO
  • 30/10/2019 - Fr. Bento Domingues - O que pode a Arte? com Frei Bento Domingues, Liv. Arquivo VÍDEO
  • 1/6/2019 - Fr. Bento Domingues - Feira do Livro A Religião dos Portugueses PORTO EDITORA VÍDEO
  • 18/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Entrevista Frei Bento Domingues por ocasião do Doutoramento Honoris Causa na Univrsidade do Minho VÍDEO
  • 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues: Sete momentos de um percurso VÍDEO (7MARGENS) 
  • 15/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Doutoramento Honoris Causa Fr. Bento Domingues na Universidade do Minho VÍDEO
  • 14/2/2019 - Fr. Bento Domingues - Tertúlia: Cidadania, Religião e Cultura. VÍDEO
  • 21/7/2018 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento: um observador sério da realidade da Igreja ARTIGO (PONTOSJ.PT)
  • 10/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Autores Que Nos Unem - FLL - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO
  • 7/6/2018 - Fr. Bento Domingues - Apresentação do Livro "A Religião dos Portugueses" VÍDEO + TEXTO (António Marujo)
  • 11/3/2018 - Fr. Bento Domingues -  "Como tornar fecunda a Esperança hoje?" Semana Bíblica Arciprestal de Barcelos - VÍDEO
  • 17/12/2017 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues fala-nos sobre o Papa Francisco - VÍDEO
  • 26/9/2017 - Fr. António-José d'Almeida - Palestra "Temas de iconografia de descalcez carmelitana no Convento de Figueiró dos Vinhos " na Biblioteca Nacional PROGRAMA
  • 21/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco - Um novo lugar das mulheres na Igreja II  - VÍDEO
  • 19/5/2017 - Fr. Bento Domingues - Papa Francisco: Um novo lugar das mulheres na Igreja CRC VÍDEO
  • 28/2/2017 - Fr. Bento Domingues - O Deus que ri. Entrevista a frei Bento Domingues. VÍDEO
  • 29/1/2017 - Fr. Timothy Radcliffe - Conferência "A Santidade do Corpo" (Fotos: Fr. José Manuel Fernandes) - TEXTO + FOTOS + VÍDEO
  • 9/1/2017 - Ordem em Portugal - CTT emitem selo "dominicano". NOTÍCIA RR
  • 16/11/2016 - Fr. Bento Domingues - MUSEU DO ALJUBE, CNSPP - Frei Bento Domingues, Levy Baptista e Manuela Bernardino - VÍDEO
  • 30/7/2016 - Fr. Bento Domingues - A Beleza e os desafios da vida cristã hoje, Danilson Lopes VÍDEO
  • 1/7/2016 - Fr. Bento Domingues - "Missão da Ordem dos Pregadores Hoje" no âmbito da 2ª Jornada de História «Os Dominicanos em Portugal (1216-2016) na Universidade Católica Portuguesa. VÍDEO
  • 20/6/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Ser Português Aqui (21a. emissão) - ÁUDIO
  • 31/5/2016 - Fr. Bento Domingues - Livro Francisco: O Papa que põe a Igreja a mexer», ECCLESIA VÍDEO
  • 5/5/2016 - Fr. Eugénio Boléo - Mundo Português/TV: Testemunho de vida, como se tornou dominicano e a sua experiência na Comunidade Católica Portuguesas de Ixelles, na Bélgica. VÍDEO
  • 18/11/2015 - Dominicanos: uma história com 800 anos - VÍDEO (Agência Ecclesia)
  • 4/11/1015 - Fr. José Nunes - Ecclesia/RTP2: Entrevista sobre os 800 anos da Ordem dos Pregadores - VÍDEO
  • 25/5/2015 - Fr. Rui Neves - Ecclesia/RTP2: Entrevista acerca do percurso e pensamento de D. Óscar Romero. VÍDEO
  • 2/2/2015 - Fr. Bento Domingues - conferencia alegria do evangelho, IGREJA AÇORES - VÍDEO
  • 7/10/2014 - Fr. Bento Domingues - Homenagem a Frei Bento Domingues, Agência Ecclesia VÍDEO
  • 19/9/2014 - Fr. Bento Domingues - Participação no vídeo com testemunhos do Laicado Dominicano, produzido no Convento de Benfica dos Dominicanos de Portugal para apresentação na Pastoral Juvenil do Rosário e da Família Dominicana.  VÍDEO
  • 3/3/2014 - Fr. Bento Domingues - De que é feita a vida?, Oficinas do Convento VÍDEO
  • 11/10/2013 - Fr. Bento Domingues - Em Entrevista: Frei Bento Domingues - Teólogo Dominicano - VÍDEO
  • 10/05/2013 - Fr. Bento Domingues - Celebrar a Subversão, Livraria Sá da Costa. VÍDEO
  • 8/1/2013 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II,  AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
  • 18/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II (3), ECCLESIA VÍDEO
  • 13/12/2012 - Fr. Bento Domingues - 50 anos Concílio Vaticano II, ECCLESIA VÍDEO
  • 5/12/2012 - Fr. Bento Domingues - Concílio Vaticano II, AGÊNCIA ECCLESIA - VÍDEO
  • 27/5/2012 - Fr. Bento Domingues - Coloquios á 6ª, VÍTOR PEREIRA - VÍDEO 
  • 11/4/2011 - Fr. Bento Domingues - Frei Bento Domingues, António Colaço - VÍDEO
  • 10/5/2008 - Fr. Bento Domingues - Questões sobre Laicidade (1 de 2), MARCO OLIVEIRA - VÍDEO
Share by: