De 4 a 10 de Outubro, em Fátima, realizou-se o III Congresso Internacional das Fraternidades Leigas de São Domingos, que teve como tema principal «Justiça, Paz e Cuidado da Criação». Participaram mais de 150 dominicanos oriundos de 53 países, entre delegados, conferencistas, tradutores, convidados e membros da Cúria. O Mestre Geral Bruno Cadoré fez questão de estar presente durante dois dias, participando em todas as Comissões de Trabalho do Congresso, tendo para tal interrompido a sua participação no presente Sínodo dos Bispos em Roma, ao qual regressou no final do dia 7 de Outubro.
O Congresso foi composto por várias Comissões de Trabalho (Governo, Regra e Estatutos; Oração e Pregação; Finanças e Comunicações; Formação e Estudo; Promotores; Família Dominicana e Igreja), as quais debateram longa e intensivamente dezenas de propostas, as quais, posteriormente após debate e votação em Plenário se transformaram em 64 Recomendações, Propostas e Resoluções, a serem apresentadas ás Fraternidades e ao Mestre Geral, o qual em tempo oportuno aprovará as Actas Finais do Congresso.
Os Congressistas tiveram a oportunidade de em Família Dominicana rezarem o Terço no Convento S. Pio X das nossas monjas dominicanas e conviverem com vários membros da Família Dominicana portuguesa num lanche realizado no Convento dos Frades. Já no final do Congresso houve ainda oportunidade para um passeio/visita ao Mosteiro dominicano da Batalha que muito agradou a todos.